Ads 468x60px

Labels

07/12/2012

O brilho do cristal!!!

   Toda mulher que gosta de acessórios gosta de um pouco de brilho. Algumas gostam mais do que outras. Mas, invariavelmente, todas nós gostamos de um pouco de brilho em nossas produções. Como meu lema é sempre saber ORNAR o que se usa, hoje vou falar um pouquinho sobre as pulseiras de cristal.
Cristais Swarovsky
   Existem muitos tipos de cristais, e a diferenciação entre eles vai desde a qualidade da confecção e brilho, até o valor. Todas nós conhecemos e amamos o Swarovsky. Mas poucos sabemos o que é de verdade. Dá-se este nome aos cristais feitos na fábrica da Swarovsky. Ou seja, aquelas pulseiras lindas, e brilhosas, que compramos no centro da cidade de São Paulo não podem levar este nome, na verdade. A não ser pelas vendidas na loja autorizada da marca (e sim, esta loja existe no centro, assim como em alguns shoppings). Mas não fique triste. Não é a grife que determina a beleza da peça. 
   O que se deve observar ao comprar um cristal é a precisão do corte e a qualidade da refração. A dita cuja original leva 55% de chumbo na composição do vidro, por que isso aumenta o poder de refração da luz. E é esta característica precisamente que faz com que a peça fique tão linda. Eu não sou conhecedora de todo tipo de cristal. mas, como consumidora, observadora e artesã, acho que posso sim dar algumas dicas pra vocês. 
   Vamos exemplificar assim: quando forem comprar aquelas pulseirinhas de cristal, observem se o brilho da peça advém de uma boa refração do próprio vidro, ou se há uma película colorida por cima dele. Neste segundo caso, trata-se de uma película translúcida que faz a função de refletir a luz, causando o efeito do brilho. Se for desta forma, prefiram não comprar a peça. Na loja tudo é lindo. Mas, no caso das peças 'pintadas', o brilho se perde com o tempo, porque elas descascam. É comum encontrar este tipo de peça por valores irrisórios, sendo vendidos como se fossem verdadeiras Swarovsky's. É fácil perceber a película a olho nu. Basta ter paciência de olhar. 
   
Cristal Tcheco na composição.
Muitos fazem propaganda do tal cristal Tcheco. Comprem, se quiserem. É uma espécie de concorrência da marca original, e tem qualidade. Brilha bem, e normalmente não vem com a película que descasca. Algumas peças maiores (pingentes), quando têm aquele efeito de 'furta-cor' podem sim vir com uma película na parte de trás da pedra. E ela descasca se não houver o devido cuidado. Mas, ainda assim, esta é a melhor opção que cabe no bolso. 
   Há também o cristal Chinês. Entendam. Existe a peça de cristal copiada do original, fabricada na China, e existe as enganações Chinesas. São duas coisas diferentes. O cristal de verdade feito na China tem boa qualidade também, e custa bem menos. 
Nossa confecção usa o cristal Tcheco em quase sua totalidade, recorrendo ao cristal Chinês quando da falta do fornecimento do primeiro. Aqui já vou deixar mais uma dica importante: esmalte incolor de alto brilho! Pra que? Eu costumo passar na parte de trás dos meus pingentes (aquela parte com a película) para que haja maior durabilidade do brilho e da cor da peça. Tem que ser alto brilho, para que não interfira com a cor original da peça, e não acabe provocando o efeito inverso (diminuir o brilho). Com isso a película demorará mais a descascar (anos e anos, se a peça for bem cuidada).

Pingente de cristal Tcheco

   Percebam que o pingente da foto acima tem um brilho muito bonito, que reflete a luz. Isto é conseguido também por conta da película na parte de trás dele, que tem chumbo na composição também. Quando puder, tiro a foto da parte de trás dele, para mostrar aqui.
   Por fim, eis aqui algumas fotos das pulseiras que faço, em cristal. As opções de cores são inúmeras, e não estão todas exemplificadas nas fotos. Então, entrem em contato comigo para obterem maiores explicações, passando para mim os links das fotos que lhe interessaram. Por enquanto quero lhes mostrar alguns exemplos e combinações de uso para estas belezinhas.





JulyN

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz com sua visita. Fique à vontade e expresse suas opiniões. Elas serão bem vindas. Por favor tente não ofender ninguém em suas linhas, para que eu não tenha que apagar seu texto.