Ads 468x60px

Labels

18/04/2013

Óleo de Argan e suas propriedades!!!

Oi, gente!!! Faz um tempinho que não atualizava o blog com algumas informações bacanas, não é?!? Eu fiquei dodói em Fevereiro e, por conta disso, as tarefas todas se acumularam, tornando difícil arranjar tempo para pesquisar alguns bons temas para discutirmos. Mas, aqui estou eu, cheia de ideias, recomendações e coisinhas que quero mostrar para vocês. Haverá também um vídeo tutorial da 'Prima Pobre', assim que eu conseguir editá-lo. Nos próximos dias eu o estarei liberando.

Na postagem de agora vamos falar um pouquinho sobre esse tal de óleo de argan... Então, falaremos um pouquinho sobre os cuidados com os cabelos!

Vamos começar falando sobre a planta de onde se retira o tal óleo. Argania Spinosa é uma árvore típica do Marrocos e de partes da Argélia, em volta da bacia do mediterrâneo. Ela vive cerca de 180 anos. Suas flores abrem em Abril. Sua fruta tem uma casca amarga e uma polpa um pouco mais doce. Envolta nesta polpa encontra-se uma espécie de cápsula, que guarda normalmente uma ou duas sementes pequenas, ricas em óleo. A fruta demora um ano para amadurecer, podendo ser colhida entre Junho e Julho do ano seguinte.

O cultivo e a preservação destas árvores numa reserva do Marrocos hoje é de responsabilidade da UNESCO. Durante os últimos 100 anos houve o desmatamento não planejado desta área. A crescente exportação do óleo extraído de sua semente fez com que a população local passasse a se preocupar com a preservação. Agora eles ganham muito dinheiro com isso. Pelo mesmo motivo, ainda há motivos para se preocupar com a extinção. Ricos, os locais compram bodes (faz parte da cultura do Marrocos), que sobem nas árvores, quebrando seus galhos, para comer suas folhas. Muitas novas plantas não vingam por conta desta ameaça.

O óleo de argan é produzido em cooperativas de mulheres. Elas separam a polpa mole da noz que protege as sementes manualmente, e a parte mole é usada para alimentar os animais. As nozes são quebradas também artesanalmente, por esmagamento entre duas pedras. E então as sementes são torradas. Para se extrair o óleo, as sementes são esmagadas numa pedra moedora, até virarem uma pasta. Um pouco de água é adicionada. E então essa pasta é espremida manualmente, para que o óleo seja extraído. E, de novo, as sobras, ainda ricas em nutritivos e óleo, são dadas aos animais. Por ser uma árvore que dá frutos uma vez ao ano, de difícil cultivo, e o óleo ser de extração manual, este é um produto com preço elevado. 

Aí vem uma curiosidade que talvez vocês não saibam: no Marrocos o óleo é usado como substituto do Azeite de Oliva, na culinária. Ele é mais calórico e mais rico em nutrientes. Por essas mesmas propriedades, por conta dos ácidos graxos que contém, ele passou a ser usado como um cosmético na Europa, no começo deste século. Sua efetividade na hidratação e nutrição de pele e cabelos acabou por torná-lo um produto desejado entre as mulheres. 


E aí vem a parte legal de nossa postagem... Numa daquelas promoções legais da Avon em que uma linha de produtos é vendida pela metade do preço, eu comprei o shampoo e o condicionador Moroccan Argan Oil, da linha Advanced Techniques. Eu tenho algumas queixas em relação aos meus cabelos. Mas a principal é a queda excessiva. Vou à dermatologistas e eles dizem que está tudo ok com meu couro cabeludo. Já tinha tentado de quase tudo para diminuir, pelo menos, a queda. Comprei os produtos desta linha sem ter pretensão nenhuma. Era mais uma questão de aproveitar uma promoção. Minha surpresa foi tremenda após constatar que depois do uso destes produtos, houve a tão sonhada diminuição na queda dos meus cabelos. Diminuição considerável. Fiquei intrigada com isso. Fui perguntar para um cabeleireiro amigo meu, o que tinha o tal óleo de Argan a ver com isso. Ele me explicou que, provavelmente, a queda do meu cabelo se deve a uma 'desnutrição' do meu cabelo, que pode ser causada pelos mais diferentes fatores. O óleo faz exatamente nutrir os fios, tornando-os mais saudáveis e fortes. Eis o motivo de caírem menos. 

Não estou dizendo que os produtos da linha Advance Techniques Moroccan Argan Oil da Avon fazem milagres. Se você tem queda excessiva de cabelo, vá aos médicos competentes, e procure descobrir o que está acontecendo. Teste o Shampoo. Faça como eu: espere uma promoção, compre e teste. É só um Shampoo. Mal não vai fazer. De repente você se surpreende, como eu me surpreendi. 

Pois bem, esta é a super dica desta postagem. Fiquem de olho vivo, olhem sempre, olhem muito, as revistas da Avon. Aproveitem as promoções (conselho da 'Prima Pobre')!!! Nunca se sabe quando vamos achar o produto certo. Se quiserem comprar comigo, ou só tirar dúvidas, entrem em contato, para que eu diga qual a revista em voga (campanha), para que você possa checar as promoções. E vamos nos cuidar, nos gostar, para que os outros nos imitem, e nos amem também. 







JulyN, a Prima Pobre!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz com sua visita. Fique à vontade e expresse suas opiniões. Elas serão bem vindas. Por favor tente não ofender ninguém em suas linhas, para que eu não tenha que apagar seu texto.